Armazem da Loja

Repositório de documentação utilizada nas actividades do clube Loja de Ideias

domingo, setembro 04, 2005

Ciclo de Conferências: A Reforma do Sistema Eleitoral










O Clube «Loja de Ideias» convida-o a estar presente na sua iniciativa

«A evolução do sistema eleitoral em Portugal
(do vintismo aos nossos dias)»


que ocorrerá na Biblioteca-Museu República e Resistência (Rua Alberto de Sousa, 10-A à zona B do Rego), quinta-feira, dia 3 de Novembro de 2005, pelas 21.00h.


No âmbito do ciclo sobre a «Reforma do Sistema Político Português», e no seguimento das suas recentes iniciativas, o Clube «Loja de Ideias» apresenta a conferência «A evolução do sistema eleitoral em Portugal (do vintismo aos nossos dias)». Este evento pretende apresentar uma evolução política e legislativa do direito de voto em eleições em Portugal, numa perspectiva histórica sistematizada e comparada.

Num tempo histórico de incertezas e vontades reformadoras, interessa-nos procurar, na nossa existência colectiva, por um passado de participação cívica interessada e progressista. Para esse efeito propomos um recorrido aos últimos dois séculos pretendendo retirar para o nosso presente indícios de continuidade e de rupturas com os nossos velhos hábitos eleitorais.

A iniciativa contará com a presença dos seguintes conferencistas:

Zília Osório de Castro (FCSH/UNL), sobre o Vintismo

Paulo Jorge Fernandes (UAL), sobre a Regeneração

José Tavares Castilho (CEHCP-ISCTE), sobre a I República

José Reis Santos (FCSH/UNL), sobre o Estado Novo

Pedro Alves (FDL), sobre a III República

Moderador: Jorge Macieirinha (Clube «Loja de Ideias»)

Debate aberto ao público.

O Clube «Loja de Ideias» apresenta-se como uma iniciativa não partidária e não ideológica e tem como objectivos contribuir para a construção de novos espaços de debate e intervenção política, fora dos círculos institucionais, visando uma melhor e oleada articulação entre a sociedade civil e a sociedade política e partidária; em suma, contribuir para a melhoria da relação entre o cidadão e a Cidade.

2 Comments:

At quinta-feira, setembro 15, 2005 12:57:00 da tarde, Blogger Biranta said...

Venho agora mesmo de ler um post onde o autor se queixa da censura nos OCS, relativamente às iniciativas da "Loja das Ideias". Desconheço, por completo, o que seja a "Loja das Ideias" e não gosto de "desconhecer", seja o que for. Por isso cheguei até aqui.
E estou a comentar porque tenho defendido propostas concretas de alteração do sistema eleitoral, desde há algum tempo, que são bem conhecidas desta área da NET que são os blogues e seus leitores.
Não pretendo me emiscuir nos objectivos da "Loja das Ideias"; apenas chamar a atenção para o facto de que quem não gosta de ser censurado não deve censurtar ou excluir qualquer tipo de proposta, apenas porque é diferente das suas. Até porque eu sei muito bem que não sou "uma ave rara" e que existe por aí muita gente (a maioria silenciada) que concorda com as minhas propostas e/ou subscreve propostas semelhantes. Acredito mesmo que, em consulta aos cidadãos, após os necessários esclarecimentos, as propostas como as que eu defendo poderiam obter um forte apoio...

 
At segunda-feira, abril 23, 2007 10:38:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Very cool design! Useful information. Go on! Explain refinancing home http://www.didrexonlinecod.info

 

Enviar um comentário

<< Home