Armazem da Loja

Repositório de documentação utilizada nas actividades do clube Loja de Ideias

domingo, setembro 04, 2005

30 anos de Novembro de 1975

Esta proposta está umbilicalmente ligada à ideia de que é em Novembro de 1975 que Portugal, «resolvendo» o PREC, encontra, definitivamente, o caminho para a sua contemporaneidade.

É em Novembro de 1975 que se encerra o ciclo africano português, com a última das independências: a de Angola. É em Novembro que se produzem os últimos confrontos, decisivos, do PREC. A 12 assistimos ao «cerco» à Assembleia Constituinte e a 19 o país é confrontado com a decisão, insólita e ímpar, da greve do VI Governo Provisório do Almirante Pinheiro de Azevedo.

Finalmente, culminando um mês de confrontos, o 25 de Novembro, e a sua rápida e inquestionável resolução, finda o PREC e assume, definitivamente, o carácter institucional e ocidental da III República Portuguesa.

Junto com estas quatro datas, todas elas de importância definidora, importa também dedicar alguma atenção às leituras já possíveis, a 30 anos de distância. Assim, e numa lógica de emparelhamento, avançamos com quatro dimensões: leituras políticas, académicas, jornalísticas e culturais.

Neste sentido, propomos o seguinte ciclo de conferências: